FLAVIO DUTKA é um artista que extrapola os limites da tela. Com um acervo riquíssimo nas artes plásticas, sua obra dialoga intensamente com o cotidiano, o simbólico e o ritual do gesto. Mas é fora da tela tradicional — nos livros, nas revistas, nos CDs, nos folders — que Dutka revela outra faceta de sua força criativa: a de ilustrador sensível e multifacetado.
Podemos dizer que quando se fala em versatilidade nas artes visuais, poucos nomes ilustram tão bem essa característica quanto o do artista plástico Flávio Dutka. Reconhecido por seu expressivo acervo nas artes plásticas, Dutka também se destaca por uma trajetória consolidada no universo da ilustração, transbordando talento em múltiplas linguagens e suportes.
Além das exposições consagradas e séries artísticas que dialogam com temas amazônicos, culturais e existenciais, Dutka acumula uma sólida produção como ilustrador, colaborando com livros, revistas, capas de CDs e materiais gráficos diversos.
Na literatura infantil, Dutka transforma palavras em imagens com delicadeza e potência. Sua atuação como ilustrador em livros infantis mostra um olhar lúdico e profundo, presente em obras como A farinhada lá na casa de José, de Auxiliadora dos Santos Pinto; Escrevivências - Na Amazônia Encantada, da autora Eva da Silva Alves; Não fuja da Coruja, de Miguel Neneve,entre outros. A sensibilidade das ilustrações contribui para tornar a leitura mais lúdica e encantadora, dialogando com crianças e adultos.
Sua atuação se estende também para livros acadêmicos e culturais. Flávio Dutka ilustrou obras como Cultura Indígena, Ciência e Arte e Geografia da Re-Existência, ambas de Gustavo Gurgel do Amaral; Mito e Identidade em Nazaré, de Simone Norberto onde os traços invocam memória e ancestralidade; Tambor de Choro, de Marta Valéria de Lima e Nilza Menezes; Nossa Terra em Outras Terras - trazendo à vida os descendentes eslavos da zona da mata rondoniense., de Jania Maria de Paula; e Na Beira das Matas (Poemas Diversos), de Gustavo Abreu. Cada projeto carrega a marca inconfundível de Dutka: a harmonia entre conteúdo textual e expressividade visual.
No campo editorial, seu talento também está presente em diversas revistas. É o caso da Revista da Emeron (nº 26 de 2019) e edições da Revista Presença Geográfica dos anos de 2014, 2015, 2017 e 2018. Em todas, sua arte contribuiu para enriquecer visualmente publicações de grande relevância acadêmica e cultural.
Na música, Dutka imprime sua identidade visual em capas de CDs, como Bem-vindo ao Pacífico, de Arikeme; Entortando o Clichê, da banda Soda Acútica; Made in Coração e Simples Assim, de Marfiza; Sons de Beira, de Bira Lourenço e Catatau Batera; e Os Últimos (Até onde toca o Horizonte).
Sua criatividade não encontra fronteiras: ilustrou ainda o livro Odontoeducação, folders-livro e diversos materiais gráficos que circulam em ambientes acadêmicos, culturais e institucionais.
A pluralidade de Flávio Dutka revela um artista inquieto, que transita com facilidade entre a fine art, a ilustração editorial e o design gráfico, sempre com um olhar poético e uma estética marcante. Sua obra, longe de se restringir a galerias, ocupa páginas, capas, sons e espaços públicos, dialogando com diferentes públicos e ampliando o alcance da arte.
A linguagem Dutka seja em tela, papel, mídia digital ou música, se move com fluidez, sem perder a integridade poética que caracteriza sua arte. Seu traço é múltiplo, mas seu olhar é um só: atento ao humano, à cultura, à narrativa silenciosa que pulsa por trás de cada imagem.
Para quem busca inspiração e um exemplo de trajetória artística multifacetada, a produção de Flávio Dutka é uma referência a ser explorada e celebrada. Dutka não apenas pinta: ele narra, preserva e provoca. Sua arte vive em telas, livros, revistas, CDs e projetos comunitários. Educador e ilustrador, sua voz ecoa muito além das galerias.
🎨 Quer conhecer mais sobre a obra de Flávio Dutka?
👉 Siga o artista nas redes sociais e acompanhe suas produções, exposições e projetos!
📸 Instagram: @flaviodutka
📘 Facebook: https://www.facebook.com/flavio.dutk
🎥 YouTube: As linhas viscerais de Flávio Dutka
Dutka - Preciso falar de arte.
💡 Acompanhe, compartilhe e inspire-se com um dos grandes talentos das artes visuais amazônicas!