sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Derrubador Brasileiro - Almeida Jr. (1850-1899)



O Derrubador Brasileiro, 1879
Museu Nacional de Belas ArtesRio de Janeiro
 * Do Blog Arte Brasileira, Jornal da Unicamp e Wikipedia

"A introdução do tema regional nas obras do pintor José Ferraz de Almeida Júnior sempre foi um ponto polêmico entre a crítica: se uma parte nega-se a reconhecer aspectos inovadores na produção de Almeida Jr. (assim reconhecido internacionalmente), por causa dos padrões acadêmicos de pintura, a outra ressalta a importância de sua obra para a arte brasileira.

O "Derrubador Brasileiro" foi pintada em Paris em 1879, trai na presença dos rochedos a concepção do realismo, mas nos demais elementos - nos coqueiros, na natureza tropical do pequeno trecho da paisagem, nas feições mestiças do homem, exprime a nostalgia da pátria distante. "É nosso, o jeito do homem se apoiar no instrumento (braço esquerdo), sentar-se,segurar o cigarro entre os dedos,manifestar no corpo largado,a impressão de força cansada". 

"O Derrubador", apoiado em seu machado, emana uma força muscular mas também um erotismo forte, que é possível deixar por conta das ambigüidades naturalistas, onde "o povo" vem carregado de seduções carnais, de potência sexual -veja-se Aluísio Azevedo, veja-se Júlio Ribeiro. Almeida Jr. [1850-1899] insiste no volume entre as pernas do trabalhador." ( fonte:  blog Arte Brasileira)

Oswald de Andrade, um dos críticos mais influentes do período modernista, por exemplo, aponta o artista como precursor de uma pintura genuinamente brasileira. Entre suas principais obras estão Caipira picando fumo(já destacada nesse blog), Violeiro e Amolação interrompida. 

Assim como muitos outros artistas brasileiros, José Ferraz de Almeida Júnior mais conhecido por todos como Almeida Júnior teve grande reconhecimento internacional devido sua obras artísticas, das quais representava fielmente estilos como realismo e naturalismo. Nascido na cidade de Itu no ano de 1850, Almeida Júnior nasceu no dia 8 de maio, que hoje é comemorado do Dia do Artista Plástico no Brasil.

Realista, os personagens do pintor são gente de carne e osso, que conheceu pessoalmente, gente que tinha nome, comia, vivia, amava. Assim, o modelo para Picando Fumo era um tipo popular de Itu, Quatro Paus; e a mulher que aparece escutando O Violeiro era figura notória da cidade, misto de enfermeira e dançarina num cabaré local.

É curioso observar que, no Derrubador brasileiro, à falta de um autêntico caboclo paulista, Almeida Júnior tomou como modelo um jovem italiano de nome Mariscalo.

Fonte : 
Blog Arte Brasileira
RAQUEL DO CARMO SANTOS (Jornal da UNICAMP)
Wikipedia

Veja mais obras de Almeida Junior A  Q  U  I 

Um comentário:

  1. Olá Soniamar educadora, desejo que tudo esteja bem contigo!

    Passando por cá, claro que um tanto tarde, mas a intenção é verdadeira. Parabenizá-la neste dia, bem como em todos os dias de sua existência, agradecendo sempre por compartilhar com tantos tua sabedoria, formando assim seres socialmente melhores!
    Que você e todos os educadores e todos ao teu redor tenham um intenso e feliz viver!
    E assim eu agradeço por tuas visitas e comentários sempre tão generosos, e por compartilhar conhecimentos diversos e sobre a arte com os amigos virtuais também. Enorme abraço, parabéns pelo dia do professor e até mais!

    ResponderExcluir