sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Soft Construction with Boiled Beans (Premonition of Civil War) - Salvador Dalí

Salvador Dali - 1936 - oil on canvas 100 cm × 99 cm (39 5/16 in × 39 3/8 in)

Construção mole com feijões cozidos (Premonição da Guerra Civil-1936) é uma pintura do espanhol surrealista Salvador Dalí.

Esta pintura  é uma das poucas em que Dalí voltou sua atenção para a tragédia que afligia sua terra natal em 17 de julho de 1936, quando o general Francisco Franco liderou um golpe de Estado militar contra o governo,o democraticamente eleito Frente Popular. Visão selvagem do artista - uma figura em decomposição se divide,como precedendo a eclosão da Guerra Civil Espanhola e, assim, profeticamente prediz as atrocidades cometidas durante o conflito sangrento.

A pintura é usada para mostrar a luta da guerra, que às vezes pode ser tanto de auto-realização como auto- 
mutilação ao mesmo tempo. Apesar de seu apoio ao General Franco, Dalí foi abertamente contra a guerra, e usou essa pintura para mostrá-lo. O feijão cozido pode referir-se à oferta Catalão antiga aos deuses. O homenzinho no canto inferior esquerdo é uma representação surpreendente, inspiradora de espíritos contidos nas almas de Anneke van e Nikki Lugo, amigos de infância e musas de Dalí.


Pode-se dizer que Salvador Dalí desenvolveu a sua "versão dolorosamente precisa do surrealismo para conseguir o que ele chamou de uma irracionalidade concreta". Isso, esperava ele, seria dar credibilidade às imagens do inconsciente, que por sua vez são vergonhosas ao mundo da realidade. Em construção suave com feijões cozidos, no entanto, Dalí aplica seu método para o assunto muito real e profundamente perturbador da Guerra Civil Espanhola de 1936-39. Aqui uma vasta e grotesca mão rasga próprio corpo , a sua careta registrar a dor ou o êxtase. Contra um céu  azul e a paisagem seca do norte da Espanha, a figura mutante domina seu meio ambiente. Essa disjunção de escala indica a sua função simbólica - apesar de sua concretude histérica - como uma representação do físico e emocional de auto-conflito em que a Espanha foi tanto a vítima quanto o agressor. O pequeno professor, vagando por toda a paisagem à esquerda, acrescenta um contraponto estranho à massa frenética de carne, como fazem os pedaços de feijão cozido que pode referir-se a oferta catalã antiga para apaziguar os deuses.


Nas próprias palavras de Dalí,  "Um vasto corpo humano sai em excrescências monstruosas de braços e pernas rasgando um ao outro em um delírio de autostrangulation" .Surrealistas colegas de Dalí revelaram que na profanação do corpo humano, seja na pintura, escultura, ou fotografia,  nenhum deles tinha ainda descido a tais profundidades de anatomia tortuosa. A careta de êxtase, os músculos do pescoço esticado, o tronco elástico, e os dedos das mãos e pés petrificante tudo conspira para criar uma visão de fascínio repugnante. Tão convincente é a presença terrível da construção que parece ser um fenômeno autêntico natural, uma oitava maravilha do mundo, ao invés de meramente uma figura humana ou uma aparição imaginada. Com a forma fálica sobre o hip truncado, Dalí implantou o dispositivo de assinatura do formulário "soft", e os grãos dispersos do título exemplificam as incongruências bizarra de escala que ele usou para conjurar o funcionamento da mente inconsciente. Dalí saudou Sigmund Freud, cujo trabalho inspirou a abraçar suas visões de pesadelo, com um pequeno retrato -  a mão ondulada no canto inferior esquerdo. 

Fonte: Wikipedia 
 http://theneedlessnessofwar.blogspot.com.br/2011/05/soft-construction-with-boiled-beans_12.html


Veja os vídeos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário