terça-feira, 31 de agosto de 2010

Criança morta - Cândido Portinari




Criança Morta - Cândido Portinari/ oleo s/tela

Criança Morta de Cândido Portinari,que faz parte da série sobre os retirantes nordestinos tem sua carga dramática potencializada pela composição do quadro - um agrupamento humano do qual se projeta a criança morta.
Pelo predomínio do tom terroso que marca a parte inferior da tela,pelas lágrimas da menina e,principalmente,pelo aspecto tenebroso das figuras humanas,que oscila do cadavérico ao fantasmagórico.Um quadro dantesco de luta entre a vida e a morte.

 Portinari expressa os dramas do povo brasileiro, e retrata com a sua forma chocante de ver, o que ocasionou forte repercussão na época, visto que a sociedade (1944) não estava preparada para o realismo dos pincéis do pintor.Um dia perguntaram a Portinari por que ele pintava gente tão feia e miserável e ele respondeu que fazia porque, olhando o mundo, era só o que via: miséria e desolação.
 


Ele sofreu perseguições por parte do governo, justamente por pintar e chocar a miséria em seus quadros.
Dento das Vanguardas Européias a tela está dentro do Expressionismo.




11 comentários:

  1. que orror!!! mas tudo na vida é importante e é artee!!! e é isso que importa!!

    ResponderExcluir
  2. essa obra de portinari e mto trite.no sertao essas pessoas sofre a seca,fome e miseria. depois vou criar uma musica sobre essa tela e esse mesmo titulo'criança morta'....oookkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aki no sertão todos ñ sofrem assim ñ muita gente vive na miséria, mas ñ todos.

      Excluir
  3. Excelente coméntario!Valeu a dica,pois, o mesmo foi utilizado para explicar uma questão que caiu no Vestibular da PUC-GO para alunos do Ensino Médio.
    ANônimo

    ResponderExcluir
  4. adorei muito bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. minha nossa nao pode ser , adorei

    ResponderExcluir
  6. acontece com as melhores familias rere

    ResponderExcluir