domingo, 7 de novembro de 2010

OLHOS DA MATA - GERALDO CRUZ

Obras do artista tem como foco a natureza, e já passaram em várias regiões brasileiras

OLHOS DA MATA é uma coleção de obra do artista Geraldo Cruz, inspirada no olhar perplexo dos habitantes da floresta que observam impotentes as ações insensatas do homem dito civilizado que destroem a natureza, o meio ambiente e a própria vida. A cor forte,a expressão no olhar são marcas profundas nessa coleção. 


"Olhos da Mata" é uma coleção só sobre olhos mesmo, é um close no olhar da arara, do tucano, do papagaio, da coruja, do jacaré, do índio, do seringueiro. Um olhar, sobre o olhar dos habitantes da floresta, sobre elas, olhos de habitantes da floresta em close, como que observar atônitos a insensatez humana ao destruir a Amazônia. A técnica utilizada por Geraldo Cruz para esta coleção foi concebida por telas esticadas como couros de animais ao sol.




Geraldo Cruz
Pintor, escultor, desenhista e cenógrafo, Geraldo Silva da Cruz nasceu em 1957 no seringal Jumas, às margens do Rio Madeira, no coração da floresta, no distrito de Calama, pertencente a Porto Velho. Iniciou a exposição de seus trabalhos a partir de 1980 no II Exposição Coletiva de Artes Plásticas promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), em Porto Velho.





Click e veja mais:



6 comentários:

  1. Sensacional este trabalho! Parece um olho vivo a realmente observar os desmandos que acontece hoje na floresta.Este ano é o ano da floresta,essas obras poderiam mto bem representar o quão absurdo é perceber o que o homem faz a esses seres indefesos.Parabéns ao artista.Parabéns a pessoa que divulga este tipo de trabalho,aliás,este blog nos dá uma visão geral de obras que muitas vezes não temos sensibilidade para entendê-las.

    ResponderExcluir
  2. Geraldo, você está no mesmo blog em que acima está o Salvador Dali e abaixo a Tarcila do Amaral, o único que ainda está vivo é só você?!E a sua obra foi feita de couro de animais, você não acha que entrou em contradição fazendo arte com couro dos bichos? O trabalho é bonito mais na minha visão tem contradição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado estava lendo aqui a hora q entrou seu comentário e embora eu nem conheça o autor não entendi o porquê de achar uma contradição,pois pelo que percebi(tá escrito la no começo do blog), essas postagens aqui é para levar ao conhecimento de alunos diversas obras de arte,tanto é que além de vários artistas conhecidos há gente ai que sequer sei quem é ,e esse blog tem me ajudado a gostar de apreciar obras que antes eu sequer percebia os pormenores.É claro que em pleno sec.XXI as técnicas são outras,diferentes de Dali e Tarsila e,em nenhum momento a postagem acima faz relação a eles,o que aconteceu foi simplesmente as obras aparecerem ao lado direito do blog em ordem alfabética.Essa coleção acima tem tudo a ver com o momento atual de degradação do nosso meio ambiente, ou seja, um trabalho completamente diferente dos artistas do inicio do sec.XX e se você anônimo ler direito tá escrito " por telas esticadas como couros de animais ao sol.", portanto "como couros" não quer dizer que são couros de animais, o que realmente não é pois o trabalho na tela é que a transforma em uma espécie de couro.Parabéns ao autor Geraldo Cruz, parabéns a dona desse blog que sempre traz coisa interessantes nesse blog visando o conhecimento tão precário desse lado em nossos jovens.
      Um abraço

      Excluir
  3. Como pode o homem destruir a própria vida? Ligado ao lucro ele destrói o lar de várias espécies, dos nativos, como pode tal egoísmo? A obra além de sofisticada é marcante, o olhar do tucano... vendo o homem destruir.A árvore fica mais segura na cidade do que na floresta.

    ResponderExcluir
  4. É impressionante, como se estivesse olhando para uma fotografia. Percebe-se a tristeza em cada olhar. Parabéns, lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Impressionante a coleção, nós passamos a ver com outros olhos a imagem da natureza em frente às ações humanas, acabando com a diversidade ecológica... Passa a mensagem de forma bem profunda e ao mesmo tempo consciente e objetiva, muito boa.

    ResponderExcluir