sexta-feira, 2 de julho de 2010

LES DEMOISELLES D'AVIGNON

"É o ponto de partida das pesquisas que resultariam no cubismo. Iniciado em 1906, só ficou pronto no ano seguinte, depois de muitas transformações. Nesta tela, Picasso expressa a sua revolta contra toda a arte Ocidental com génese na Renascença, a qual representava a beleza da mulher e deu expressão a uma nova era da arte denominada “Cubismo”, resultado da sua vivência e do contato com outros tipos de arte, nomeadamente: as esculturas ibéricas e africanas, cujas formas arcaicas o artista foi modificando até atingir a geometrização rigorosa e, por fim, deformação radical. LES DEMOISELLES D’AVIGNON foi a primeira invenção moderna que abriu caminho para transgredir convenções e tradições visuais naturalistas do ocidente. Picasso subverteu por completo as regras de representar a figura humana e os objetos, desconstruiu o corpo e a separação entre figura e fundo, a anatomia foi subordinada à geometria e a luminosidade sem compromissos com a natureza, totalmente livre. A figura humana, que era para Rafael, principal elemento da representação, passou a ser um objeto a mais na paisagem, sem expressividade. A arte deixou de ser cópia ou ilustração do que é entendido como real. O que importava era o espaço construído com um olhar inquieto que pretendia desnudar as aparências para expor suas estruturas internas. Picasso se inspirou nas "Banhistas" de Cézanne. A pintura apresenta cinco figuras femininas submetidas a estilizações geométricas, corpos angulosos e desproporcionais, fragmentados, com mascaras africanas nos rostos para abolir de vez os últimos resíduos da representação renascentista. Uma pintura simultânea, com justaposição de perspectivas, uma solução encontrada por Picasso para mostrar os múltiplos pontos de vistas sobre uma mesma coisa, de frente e de costas ao mesmo tempo, que remete a certas preocupações científicas da época, o problema da representação quadridimensional, objeto de estudo do matemático francês Henri Poincaré, considerado um dos precursores da Relatividade.Esta obra representa, para além de uma obra-prima do cubismo mundial, a violação de todas as tradições e convenções visuais naturalistas ocidentais, ao apresentar cinco aleivosas (prostitutas), representadas de forma cubista, como se nota na mulher nua sentada à direita, vista simultaneamente de frente e de costas. Os rostos das personagens refletem o início do "Período Negro" na obra de Pablo Picasso, quando este sofre uma forte influência da primitivismo assemelhando-se a máscaras e esculturas africanas."
Horrível", "chocante", "monstruosa"... As reações de horror não faltaram quando Pablo Picasso apresentou, a pintura "Les demoiselles d'Avignon", que seria reconhecida como a obra fundadora da arte moderna.A representação de cinco prostitutas, duas delas com o rosto coberto por máscaras africanas, já não provoca mais escândalo, mas segue sendo uma impressão visual, "inclusive depois de um século de arte onde a única ambição foi sobrepujar a obra de Picasso", escreveu Michael Kimmelman, crítico do "The New York Times". As "Demoiselles" permaneceram durante anos longe dos olhos do público, antes de o escritor surealista André Breton convencer em 1924 o colecionador francês Jacques Doucet a investir numa obra que, segundo ele, "transcende a pintura, e é um retrato de tudo que se passou nos últimos 50 anos". Doucet pagou então 30.000 francos pela obra. O MoMA adquiriu a tela em 1939. Mais tarde, muitas obras vieram enriquecer as coleções do museu, um dos mais bem dotados do mundo. No entanto, "não existe outra obra que suscite a mesma atenção", afirmou Swinbourne. "Sempre enigmática, difícil de ler, misteriosa, é a chave de sua magia", finalizou.


"Avignon é um bairro de prostituição em Barcelona. Este quadro é provocatório, as mulheres estão pintadas sob vários pontos de vista, sem perspectiva e sem profundidade. As cinco mulheres são feias, a mulher mais à esquerda está imóvel e sem expressão, a mulher do canto superior direito têm um rosto de cão, e a abaixo desta parece uma escultura primitiva africana e está numa posição impossível (vista de costas e de frente).



As mulheres em vez de formas arredondadas são rectas.


Este foi o primeiro quadro verdadeiramente cubista."

Portanto,a mudança de padrões estéticos conserva, em sua essência, marcas de diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. Nos anos 1907 a 1914, predominou a arte cubista que foi reveladora de um contexto histórico e social por distanciando-se de padrões artísticos cristalizados e conservadores, a necessidade do povo de viver algo diferente. 

 Fonte: do  http://www.spins.com.br/artigos_view.asp?id=1131&idcol=18

2 comentários:

  1. é uma coisa interesante que fala sobre obras e um pouco de picasso.fala sobre a obra les demoiselles d avignon.achei muito legal

    ResponderExcluir