domingo, 4 de julho de 2010

Café (1934-1935) de Cândido Portinari

Café - Cândido Portinari - 1935
Observe na obra de Portinari as figuras humanas:os pés e as mãos são bastante grandes;os corpos sugerem volume.Esses detalhes revelam o trabalho diário nas plantações de café,que exige força e ignora a fraqueza das pessoas.O corpo humano sugerindo volume e os pés enormes,que transmitem a sensação de que as pessoas se relacionam intimamente com a terra,sempre representada em tons vermelhos.

São homens e mulheres que trabalham com o café, alguns colhem, outros ensacam,outros carregam.Era um trabalho pesado. O diretor geral do Instituto Cândido Portinari, João Cândido Portinari, 70 anos, filho do artista e professor universitário já disse que "O café sempre foi recorrente na pintura e nas suas obras literárias. É uma lembrança da origem da família, imigrantes italianos que aqui chegaram no fim do século XIX para justamente trabalhar na colheita do café no interior de São Paulo". Ele cita vários versos escritos pelo pai, onde o chamado "ouro verde" é lembrado. "Saí das águas do mar e num pé de café nasci", registrou.

Já a  Ms. Glauce Maris Pereira Barth em seu  artigo "A leitura do café: suas possíveis relações matemáticas e a perspectiva de genêro"   faz uma análise dizendo  "O olhar rural de Portinari visualizava a força do trabalho braçal e manual dos escravos e camponeses que trabalhavam nas fazendas de café. Homens e mulheres foram representados.

 Observa-se que nos dois primeiros planos da pintura, os homens, devido à força e estrutura física, eram os principais carregadores das sacas de café colhidas, em sua maioria, pelas mulheres; somente as mulheres com boa resistência física carregavam as sacas. 

No terceiro e último plano, temos a colheita, na qual a maioria dos colhedores são mulheres, a roupa usada as diferencia dos homens."  

Mais a frente ela diz ainda :" A obra mostra o retrato de uma cena de colheita de café, típica da região de origem do artista, Brodósqui. Nela, é colocada em evidência a importância da mulher e do homem como trabalhadores, colaboradores do desenvolvimento econômico brasileiro, já que são os responsáveis pela riqueza comercial do produto e do sucesso de venda no exterior, apresentando, assim, o Brasil ao mundo." 

Portanto fazer um estudo da obra de Portinari visando o conhecimento de seu trabalho o leitor só tem a ganhar,pois trata-se de um dos maiores pintores brasileiros nascido na fazenda Santa Rosa no interior de SP. Veja um pouco mais no video abaixo:

Leia mais: www.culturabrasil.org./portinari.htm

14 comentários:

  1. Candido portinari foi um dos melhores e mais conhecido entre os pintores brasilheiros e reconhecido internacionalmente,por suas obras e mais,ganhou um premio tão desejado por ele, por sua obra "Cafe".
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. olá!!
    parabens pelo blog!!
    muito legal retratar das obras do pintor!!
    sao muito belas!!
    parabens ao pintor "CANDIDO PORTINARI"
    (palmas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e a minha professora insina muito dele

      Excluir
  3. Portinari foi um grande artista!

    ResponderExcluir
  4. ESSES NEGROS DEVEM TER SOFRIDO MUITO

    ResponderExcluir
  5. essa pintura e belisima muito lemda, sem falar que inda retrata como nossos antepasados sofrerao

    ResponderExcluir
  6. adorei essa obra,Candido Portinari era um otimo pintor...

    ResponderExcluir
  7. muito bela essa obra

    ResponderExcluir
  8. parabens belo blog tirei minhas dúvidas q presisava

    ResponderExcluir
  9. Bela tela. Obrigada pelas informações, professora.

    ResponderExcluir
  10. Alguém saberia me dizer se alguma obra de Portinari tem a proporção áurea?

    ResponderExcluir
  11. Coloque sobre a obra Morro de Candido Portinari OBG!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante as informações.
    O blog ta lindo.
    Mena Vitor

    ResponderExcluir