domingo, 27 de março de 2011

O Massacre dos Inocentes - Paul Peter Rubens




Le Massacre des Innocents, em português O Massacre dos Inocentes ou ainda O Massacre dos Santos Inocentes, é um célebre e importante óleo sobre madeira do artista barroco Peter Paul Rubens, datado de 1636-1638.

A tela em questão retrata o masacre de recém nascidos promovido por Herodes, na tentativa de eliminar o menino nascido em Belém, que diziam ser o Messias.

O terrível massacre relatado por São Mateus é uma das mais tardias obras-primas de Rubens. A ação desenrola-se entre três distintos grupos e uma mística figura central, sem grupo definido. Soldados possuídos pela fúria e pela implacável impiedade tomam um templo, cujos crentes lutam pela vida, plenos de terror e desespero. No alto personagens celestes assistem, tristes, a toda a batalha.

Merecem também destaque  a brilhante voluptuosidade da composição e virtuosismo técnico na plasticidade dos trajes das personagens, que mais volume exigem. Além de cores vibrantes, Rubens se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.

Esta obra está entre as dez (10) mais caras do mundo - última avaliação: US$ 76.700.000,ºº.

Leia mais:

Biografia de Peter Paul Rubens

Peter Paul Rubens

2 comentários:

  1. O valor desta obra é justo. Nenhum valor pode pagar as vidas das crianças tiradas pelo rei mau. Que tinha por objetivo matar o mestre. Mas não soube ler as estrelas, nem acompanhar os magos. Linda obra de arte barroca. Gostei demais deste blog - é uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Soniamar, desejo que tudo esteja e permaneça bem contigo!
    Tentar imaginar estas cenas lendo o relato é deveras assombroso, imaginar o terror vivido vendo esta pintura é muito mais assombroso, Os desatinos humanos sob os disfarces de ânsia pelo poder, de ganância pelo dinheiro, ou até mesmo pela simples vaidades sempre provoca o sofrimento e até mesmo o extermínio de inocentes semelhantes. Bastante expressiva esta pintura, tal qual o valor da obra!
    Parabéns por mais esta bela postagem de grande divulgação de conhecimentos!
    Agradecido e contente por mais esta sua visita ao meu humilde cantinho de pretensos versos, desejo a você e todos ao redor muitas felicidades sempre, abraços e até mais!

    ResponderExcluir