quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O PORTO - Tarsila do Amaral


O Porto - Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral,como em outras obras já comentadas neste blog,traz obras nitidamente cubistas, mas impregnadas de uma brasilidade que se manifesta sobretudo nas cores, que Carlos Drummond tão bem definiu: “O amarelo vivo, o rosa violáceo, o azul pureza, o verde cantante”. 
"O Porto" de 1953 após ter passado pela fase do Pau-Brasil,Antropofágico e Social;Tarsila retoma os anos 50 e  volta ao tema “pau brasil”. Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.  "O PORTO" é um bom exemplo da retomada do Cubismo, pois entre as caracteríticas principais de Tarsila está o uso  de cores vivas, a influência do cubismo (uso de formas geométricas) e a abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil.

Nesta  tela, de composição geometrizada ao máximo mas sem detrimento das figuras, com planos bem definidos e linhas simplificadas; a artista põe a mostra o que aprendera em seu 'serviço militar do cubismo' nos ateliês de Lhote, Gleizes e Léger, artistas que haviam se afastado do austero e cerebral cubismo de Picasso e Braque. 
Traço constante de sua obra, a presença da busca de uma cor verdadeiramente brasileira ou caipira : rosa e azul claros, ou o verde e amarelo do nosso colorido tropical, a cor é um dos elementos mais valorizados em sua composição.




10 comentários:

  1. Simplesmente lindo, as cores,as formas.Gosto muito desta obra de Tarsila do Amaral.
    Dina Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá estou fazendo um trabalho de artes para a escola, só q minha professoa pergunta qual o tamanho e tecnica, no seu blog ñ diz nada disso,esse trabalho é para amanhã gostei do seu blog tchau.

    ResponderExcluir
  3. ola gen eu tol fazendo um tabalhor de artes mas so que a minha professoraq peguntol qual foi a forma de ele ciar o nome do quadro :o porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o artista retrata sua vivência e
      Tarsila viajou muito, criou e recriou momentos de sua vida para expressar as alegrias, medos e acertos
      sobre o mundo.O Porto nada mais é que a representação de um desses momentos.Um porto com seus navios,barcos areia...Tarsila se foi, porém, sua vida e obra continua viva encantando e presenteando a cada olhar nas suas obras.

      Excluir
  4. Estou apaixonada pelas obras da Tarsila!!!!!!!!

    ResponderExcluir