terça-feira, 24 de maio de 2011

Mulheres,Flores e Araras - Di Cavalcanti

Mulheres,Flores e Araras - Di Cavalcanti

Como disse RENATO ROSA "Falar da pintura de Di Cavalcanti é falar da cara e do povo brasileiro, da exuberância tropical do pais, de sua sensualidade sem folclore."

Pode-se observar no quadro acima as mulheres,as flores e a arara numa abordagem sensual  e tropical.
Di cavalcanti soube retratar a cultura do País como ninguém, destacando as festas populares como o carnaval, a paisagem e, principalmente, a figura da mulata .Seus temas favoritos foram os temas nacionais e populares, como favelas, operários, soldados, marinheiros, figuras de belas negras e festas populares. Sua arte, de forma geral,  traz essa abordagem sensual e tropical presente em várias de suas  telas.



Mulata de vestido verde
Di Cavalcanti foi, obviamente, foi um obcecado pelo corpo feminino. As cenas descritas são sempre alegres, caracterizando-se  por uma paleta de cores brilhantes e as representações da vida quotidiana de uma forma não-romantizada. .

A sua ousadia estética e perícia técnica, marcada pela definição dos volumes, pela riqueza das cores, pela luminosidade, vem somar-se a exploração de temas ligados ao seu cotidiano, que ele percebia com vitalidade e entusiasmo. A profunda inclinação aos prazeres da carne e a vida notívaga influenciaram sobremaneira sua obra: o Brasil das telas de Di Cavalcanti é carregado de lirismo, revelando símbolos de uma brasilidade personificada em mulatas que observam a vida passar, moças sensuais, foliões e pescadores. A sensualidade é imanente à obra do pintor e os prostíbulos são uma de suas marcas temáticas, assim como o carnaval e a festa, como se o cotidiano fosse um permanente deleitar-se. A originalidade de uma cultura constituída por um caldo de referências indígenas, européias e africanas, de forma contraditória e única, transparece em suas telas através de uma luminosidade ímpar.  





Baile Popular

Estilo artístico e temática

- Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo).
- Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba. O cenário geográfico brasileiro também foi muitoi retratado em suas obras como, por exmeplo, as praias.
- Em suas obras são comuns os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc).
- Estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.
- Usou as cores do Brasil em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.



Carnaval
Emiliano Di Cavalcanti, o pintor das mulatas, nasceu em 1897, no Rio de Janeiro. Quando seu pai morreu em 1914, Di obrigou-se a trabalhar e fez ilustrações para a Revista Fon-Fon. Em 1917, transferindo-se para São Paulo, seguiu fazendo ilustrações e começou a pintar. Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo. Fez sua primeira viagem à Europa em 1923, permanecendo em Paris até 1925




FONTE: Texto apresentado a turma após pesquisa de alunos 1º ano em sala no JBC






 Saiba mais: http://www.pitoresco.com.br/brasil/cavalcanti/cavalcanti.htm

6 comentários:

  1. Olá Soniamar, desejo que tudo esteja bem contigo, sempre!
    Desnecessário dizer o quanto aprecio tuas postagens neste belo espaço tão artístico, e que divulga e explica sobre as obras e seus artistas. Parabéns por mais esta bela e artística postagem onde conheci mais um pouco deste importante artista desta pátria que tanto destacava a beleza das mulheres deste Brasil! Muito bom mesmo, obrigado por compartilhar teus conhecimentos!
    Agradecido pelas tuas visitas desejo a você e todos ao redor intensa felicidade, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá educadora Soniamar, agradeço suas sempre tão elogiosas visitas, e digo que também me sinto deveras bem por aqui, pois sempre adquiro mais saber sobre arte, portanto é como dizem, viver é um dar e receber sempre, você gosta de ir lá e eu também me sinto bem por cá!
    Assim desejo a você e todos ao redor intensa felicidade, um grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber o nome da obra localizada no inicio do video antes de assisti-lo por favor

    ResponderExcluir
  4. Respondendo ao ANÔNIMO acima. A primeira imagem que aparece no vídeo é parte da obra "SAMBA". Di Cavalcanti era avesso ao abstracionismo, tinha preferência por figurações de temáticas voltadas para o social: mulatas, carnaval, favelas, cenas cariocas, festas populares, mestiços, vida noturna: bares, prostíbulos, etc. Mas a grande paixão do pintor brasileiro, foi sem dúvida nenhuma as mulheres e sua sensualidade, dizem ter sido um homem de muitos amores.Você pode pesquisar mais sobre a obra dele no Google e no link constante na explicação.

    ResponderExcluir
  5. Ajudou um pouco no meu trabalho !!

    ResponderExcluir
  6. preciso de pinturas de cidades

    ResponderExcluir