sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mulher chorando - Arte em todos os sentidos

A trágica marca de Guernica multiplica-se em outras obras de Picasso de 1937 - como esta - e dos anos que virão.


O quadro acima intitula-se Mulher chorando.

"Muitos artistas diziam que Picasso não tratava a mulher como sujeito, mas como objeto, porém sua ligação com elas sempre esteve presente em toda a sua obra. A forma como Picasso retrata a mulher se liga ao momento afetivo de sua vida e a forma como percebe as mulheres." (fonte http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapa/versaoportugues/2c53a.pdf)

Nenhuma mulher gostaria de ter tais feições, a menos que estivesse sendo vítima de alguma possessão diabólica. Que moça ou senhora sentir-se-ia à vontade, olhando-se no espelho e vendo refletida essa figura? Pensaria tratar-se de uma alucinação. Ou então, que um demônio teria desfigurado sua face.Entretanto, esse é um dos quadros mais celebrados de Pablo Picasso, quando tinha 56 anos, pintado em 1937.
Mas não pense o leitor que esse e numerosos outros quadros medonhos ou inextricáveis foram por ele produzidos por falta de talento. Não! Picasso tinha muito talento.

Asim como Guernica, A Mulher Chorando (1937) é uma denúncia das atrocidades cometidas pelos partidários do general Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola.


"Em 1937, quando Picasso pintou  Mulher chorando, sob o impacto da notícia do bombardeio de Guérnica inspirou-se em sua nova companheira, a fotógrafa Dora Maar e é a expressão da dor de uma mulher, da dor frente às desgraças. A figuração dada ao rosto feminino permite o olhar sobre diversas perspectivas. Mulher chorando retrata a dor e o sofrimento perante as tragédias humanas.

Ele pintou, durante todo seu percurso, de artista fabuloso, várias figuras da mulher. Todas estas figuras traduzem em uma linguagem de signos recém elaborados a sensibilidade e a emoção de um artista radical e inspirado diante do teatro humano.

Para Picasso, a mulher representava suas relações afetivas, e a sexualidade e o corpo eram representados muitas vezes em figuras desfiguradas e as cenas e situações que ele colocava a mulher, refletiam muitas vezes, a posição social que esta ocupava na época.

Esta é uma obra contemporânea do painel Guernica. É mais uma demonstração da genialidade do artista em converter a realidade em sua criação, como se fora um xamã. Os olhos da figura, por exemplo, parecem pequenas vasilhas que derramam grossas lágrimas sobre o lenço transparente.

Fonte: http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/picasso.htm

15 comentários:

  1. Adorei, sou do 6 ano e tou a fazer um trabalho do picasso!!!!
    Obrigada pela ajuda xD!

    ResponderExcluir
  2. Adoro Picasso,suas formas distorsida,desfigurada mostra nitídamente como ele bricava com as formas e criava grandes obras; Digamos com uma inteligente visão, além das aparências.
    Dina Garcia, artista plástica

    ResponderExcluir
  3. A ideia do quadro provavelmente é mostrar a dor das mulheres com os acontecimentos em Guernica. Essa obra é marca do cubismo, em que a gente pode ver diferentes perspectivas, uma visão do todo, como por exemplo, atrás do lenço da mulher!
    ParabénS!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Vlw eu estava precisando fazer uma pesquisa sobre essa arte do picasso vlw msm sou da oitava série e essa pesquisa eh pra amanhã vlw msm

    ResponderExcluir
  5. vlw pela ajuda... sou do 9º ano A e tava atras da historia sobre essa obra ... tava desisperada tenho que entregar esse trabalho hj...vlw mesmo...bjoss
    Eu coloquei anonimo mais meu nome é Rosi

    ResponderExcluir
  6. viw vou entregar um trabalho sobre essa pesquisa amanha e tenho serteza que os alunos da minha sala irao gostar dessa imaguem pois achei ela bem colorida e etc... valeu msmo bjaoooo!!!!
    sou do 8anob

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom.
    Parabéns
    Você me ajudou e muito :D

    ResponderExcluir
  8. adorei a materia sobre picasso,tambem estou fazendo um trabalho sobre mulher chorando e amei sua maneira de pensar,gostei mt desse blog e espero estar contando com suas informações hoje e sempre.
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. estou fazendo uma pesquisa sobre algumas obras do Picasso...essas infomaçoes me ajudaram mto,adoreeeeeeei
    obg bjoss!

    ResponderExcluir
  10. Gente vocês sabem,o numero de eixo de simetria dessa obra,gostei muito deste quadro,e estou fazendo um trabalho para escola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas, isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem num espelho.Essa linha pode dar ideia de dinamicidade, estabilidade, flexibilidade, rigidez, vitalidade, ordem, desordem,realismo, religiosidade, irrealidade, tristeza, alegria, angústia, doçura, solidão.No caso de mulher chorando representa a dor, o sofrimento, o desespero diante da guerra civil espanhola.

      Excluir
  11. Ola, adorei as publicações do blog, foram muito úteis e inspiradoras.
    Gostaria que me ajudassem da melhor forma que puderem.Quais são os aspectos formais e estruturais desta obra? estou com muita dúvida.
    Obrigada desde já pela ajuda.
    Boa semana a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Picasso, observa-se a transmutação da geometria em
      sentimento.Aplicada ao rosto, olhos, nariz e boca, ela servia para evidenciar a tristeza pelo luto.

      Sua cabeça, posta em viés, e seu semblante cheio de angústia e desolação retratam os sentimentos e o estado de ânimo mais que o aspecto exterior. A conciliação entre cubismo e estrutura convencional destaca o tema.

      As obras de Picasso se prestam à perfeição para se analisar alguns dos aspectos estruturais e simbólicos de uma fase importante do pintor, a técnica intensa e vibrante, seu processo de criação artística inovador é extremamente pessoal.

      Excluir
  12. adorei me ajudou muito nas minhas pesquisa sobre obras de pablo pacasso.
    Demais !!!

    ResponderExcluir